O Encontro Sul Americano de Basquete completa 22 anos de história e vitórias. Estas conquistas têm a marca de todas as delegações que a cada ano participam e promovem um show de integração e bons jogos.

A competição foi concebida em 1992 com o nome Sul Americano de Basquete Mini. A ideia inicial, e que se mantém até hoje, era contemplar os atletas das categorias que base que, em seus estados, têm poucas competições oficiais e competitivas. Para tornar o evento Sul Americano, uma parceria com o Comitê Paraguaio de Basquete foi firmado, trazendo assim, os países vizinhos para a competição. O mês de julho também foi escolhido de propósito, pois é o período de férias escolares, o que facilita a permanência destas equipes aqui durante uma semana.

Em 2002 foi anexada a categoria mirim a competição. De 1992 a 2002 os estados que participavam eram São Paulo e Minas Gerais. A adição de mais uma categoria e o trabalho desenvolvido pelos organizadores tornou o evento reconhecido, trazendo assim as delegações dos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal.

Em 2004 o evento trocou de nome tornando-se assim Encontro Sul Americano de Basquete Mini/Mirim. E em 2007 atendendo uma necessidade de competição das equipes o evento ganhou mais uma semana e abrangeu mais duas categorias infantil e cadete. Atualmente o Encontro Sul Americano tem duas semanas de competição. A primeira com categorias mini e mirim e a segunda semana com jogos infantil e cadete, dos naipes masculinos e femininos. Outro diferencial do Encontro Sul Americano é o apoio oficial da Confederação Brasileira de Basquete e da Federação Gaúcha de Basquete desde a sua concepção. Desde 1992 a arbitragem é feita por profissionais capacitados e qualificados.

A Sociedade Ginástica Novo Hamburgo tem trabalhado estes 22 anos para o melhoramento desta competição. Um exemplo é a infra-estrutura oferecida pelo clube. No início o local alojava 24 pessoas. Hoje são cerca de 250 lugares para que as equipes possam passar todo o tempo em contato direto com a competição. Assim como um restaurante com capacidades para 500 almoços diários. A organização do evento trabalha o ano todo na estruturação da competição. Hoje os técnicos de todo o país usam a competição como um intensivo de preparação para as competições estaduais.

2016

2016 – celebramos 20 anos

2004

2004 – Nome mudou para Encontro Sul Americano de Basquete

1992

1992 – Concebido o 1º Sul Americano de Basquete Mini