Skip to main content

Os jogos da 2ª semana do 20º Encontro Sul-Americano de Basquete aproximam-se do fim. Nessa reta final, muitos são os cálculos para ver quem garante vaga na final da competição.

São 46 equipes das categorias SUB 14 e 15 masculino e SUB 16 feminino, de diversos estados brasileiros e também da Argentina, que estão na disputa para as primeiras colocações do maior evento da categoria na América Latina.

Nesta sexta-feira, 29, os jogos iniciam às 7h30 e seguem até às 19h30. Estão sendo realizadas partidas nas três quadras do ginásio da Sociedade Ginástica, sendo que as finais estão programadas para às 15h (SUB 16), 16h (SUB 14) e 18h (SUB 15) .

A jogadora do ADC Bradesco (SP), Maria Cecilia Mello dos Santos, que já tem sua equipe garantida na vaga para a final contra a equipe do Club Municipal (RJ), relata sobre a expectativa para o jogo decisivo de amanhã: “Temos que entrar bem focada pro jogo, bem concentrada. E sem salto alto. Porque não vai ser um jogo fácil, vai ser um jogo bem pegado. Já jogamos com elas antes. Foi a equipe mais forte que enfrentamos nesse campeonato. Não podemos menosprezar ninguém. Temos que entrar bem forte e focado.”

Além disso, a jovem falou sobre a experiência conquistada durante o Sul-Americano: “São muitos jogos, não temos nem tem tempo de ficar pensando nos erros do jogo anterior. Então, tentamos sempre ir melhorando a cada partida, pegar experiência. É muito bom ficar aqui, o time se une mais. É muito bom mesmo”, salientou.

O evento é responsável pela revelação de novos talentos do esporte. Durante a primeira semana, participaram as equipes das categorias SUB 12 e 13 masculino e SUB 14 feminino. Nesta semana, entraram em quadra os atletas da SUB 14 e 15 masculino e SUB 16 feminino. Fechando o campeonato, as categorias SUB 16 masculino e SUB 17 feminino participam na terceira semana (31 de julho a 05 de agosto).

A competição é organizada pela Sociedade Ginástica Novo Hamburgo em parceria com a Federação Gaúcha e Confederação Brasileira de Basketball. E conta com a parceria da FIBA Americas, Trip Sports, Associação de Amigos da Ginástica, Prefeitura de Novo Hamburgo e Secretaria de Turismo do RS (SETEL).  A arbitragem é da AGOB (Associação dos Árbitros de Basketball).